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segunda-feira, 15 de junho de 2020

Atividade de ciências - 6º ano


A Terra e o Universo
UNIDADE TEMÁTICA: Terra e Universo

Exercícios de ciências - 6º ano do ensino fundamental II


Professora: Yohanna
Atividades:

 “No passado acreditava-se que a Terra tinha uma forma plana. Alguns navegadores tinham medo de irem muito longe, pois tinham medo de caírem num grande precipício. Nós sabemos que a  Terra é arredondada, isso já foi comprovado a partir de imagens de satélites espaciais. No entanto, a mais de dois mil anos os gregos já diziam que a Terra tinha forma arredondada. Eles perceberam isso por meio de observações astronômicas e da ocorrência de fenômenos celestes como o eclipse. Atualmente, o astronauta Iuri Gagarin foi o primeiro homem a fazer uma viagem ao espaço sideral. Ele confirmou que a forma do nosso planeta é esférica e proferiu a famosa frase: “A Terra é azul” em 1961”.

Fonte: modificado de https://www.tudosobregeografia.com.br/post/qual-%C3%A9-a-forma-da-terra

 

1) Sobre as evidências da esfericidade da Terra, analise as seguintes afirmativas:

I - É possível observar a forma arredondada da sombra da Terra na lua durante eclipses lunares.

II - Desaparecimento gradual dos navios no horizonte do mar.

III - Fotos de satélite da Terra.

IV - Viagens que deram a volta na Terra

É correto dizer que...

A) somente a afirmativa I está correta.

B) as afirmativas I e II estão erradas.

C) todas as afirmativas são erradas.

D) Todas estão corretas.


2) A observação do movimento diário do Sol em relação ao horizonte, desde o nascente até o poente, permite visualizar um arco no céu. Segundo a Teoria Heliocêntrica, estamos observando um movimento aparente, não a realidade, pois:

A) a Terra está no centro do Universo.

B) o Sol gira ao redor da Terra.

C) a Lua faz sombra no Sol durante a noite.

D) o arco do Sol é resultado de nosso lugar de observação.

 

Texto complementar

“A movimentação dos astros no Sistema Solar foi um dos temas que gerou muitas discussões ao longo da história. Na Grécia, por volta de 350 a.C., Aristóteles desenvolveu uma teoria que defendia que a Terra seria o centro do universo e que os outros planetas e sol giravam ao seu em torno, hoje conhecida como a teoria geocêntrica.

Séculos mais tarde, no ano de 1533, Nicolau Copérnico com provas matemáticas contradizia ao modelo geocêntrico. A teoria heliocêntrica, o Sol está no centro do sistema, com a Terra e outros planetas girando ao seu redor. Porém as ideias de Copérnico não foram aceitas na época por serem consideradas heresias pela igreja. Durante o século XVII, Galileu Galilei, com auxílio da luneta observou quatro satélites girando o planeta Júpiter. Assim, Galileu obteve um argumento forte contra a teoria Geocêntrica: pelo fato de a Terra não ser o único corpo celeste com astros girando ao seu redor, assim ela não estaria no centro do Universo”.

3 - Galileu Galilei, astrônomo italiano (1564 – 1642), apontou para o céu uma luneta construída por ele, observou-o várias vezes e fez várias descobertas importantes que ajudaram a entender como estava formado o sistema solar.

Que descoberta explica a formação do sistema solar?

A) Ele viu o Sol girando entre os planetas do sistema solar.

B) Ele observou o Mercúrio e as luas girando ao redor deste planeta.

C) Ele viu que a Terra possui quatro luas que ficam girando em torno do planeta.

D) Ele observou quatro satélites girando o planeta Júpiter.


4 - Os pensadores da antiguidade observavam o Sol, a Lua e os demais astros do céu à procura de explicações sobre o Universo.

Os desenhos (modelos) abaixo representam as principais ideias desses pensadores.


Compare o modelo geocêntrico com o modelo heliocêntrico e responda: qual é a principal diferença entre eles?

 A) O centro do universo é representado pelo Sol no modelo 1 e pela Terra no modelo 2 e, em ambos, os astros giram ao redor deles.

B) Os dois modelos apresentam a Terra como o centro do universo e os astros estão parados.

C) Os dois modelos apresentam o Sol como o centro do universo e os astros estão parados.

D) O centro do universo é representado pela Terra no modelo 1 e pelo Sol no modelo 2 e, em ambos, os astros se movimentam ao redor deles.


5 - Procure as palavras que completam corretamente as frases:

A) O ______________ é o modelo que a Terra é considerada o centro do sistema.

B) O ______________ é o modelo que o Sol é considerada o centro do sistema.

C) ____________ e ___________ defendiam o heliocentrismo.


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6 - Entre todos os movimentos realizados pela Terra, a rotação e a translação são consideradas como os dois mais importantes, pois são os que exercem maior influência no cotidiano das sociedades. As consequências principais da rotação e da translação da Terra são, respectivamente,

A) a intercalação das atividades solares e a variação cíclica dos climas

B) a ocorrência das estações do ano e a sucessão dos dias e noites

C) a sucessão dos dias e noites e a ocorrência das estações do ano

D) a existência dos solstícios e equinócios e a duração do ano em 365 dias.

E) a duração dos ciclos solares e a diferenciação entre climas frios e quentes.

 

7 - O Planeta Terra neste imenso Universo apresenta uma série de movimentos. Assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas acerca dos movimentos terrestres.

(  )O movimento do planeta Terra ao redor do Sol leva cerca de 24 para se completar.

(  )As estações do ano são invertidas entre os hemisférios Sul e Norte.

(  )As estações do ano resultam da rotação da Terra.

(  )No movimento de rotação, os planetas giram em torno do seu próprio eixo.

(  )A Lua possui luz própria.

 

8 - A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existem diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere à influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

a) É o movimento de rotação que determina os ciclos da produção agrícola e, portanto, indica quando plantar, quando colher, quando guardar e quando descansar.

b) O movimento de translação, combinado com a inclinação do eixo da Terra sempre no mesmo ângulo, faz com que os hemisférios Norte e Sul sejam expostos alternadamente de forma diferente à luz, proporcionando assim as estações do ano.

c) Se a Terra não tivesse o movimento de rotação, a face iluminada seria tórrida e a face escura gelada sendo impossível à vida no planeta.

d) O movimento de translação é que determina a duração do foto-período diário, sendo que, para o hemisfério Sul, a maior duração do dia iluminado ocorre em 22 de dezembro, quando inicia o verão.

e) O movimento de rotação é o responsável pela exposição do planeta à luz solar, fazendo com que haja certo equilíbrio em relação à temperatura, pois gera os dias e noites.


9 - “O que aconteceria se a Terra parasse de girar?

Resposta na lata: tudo sairia voando!

É impossível que o planeta pare de girar de modo abrupto, mas, se isso acontecesse, tudo aquilo que se encontra na superfície terrestre seria arrancado violentamente: as cidades, os oceanos e até o ar da atmosfera’, afirma Rubens Machado, do departamento de astronomia da USP (…).”

TANJI, T. Revista Galileu, 09 jun. 2015 (adaptado).

A consequência da hipótese acima apresentada deve-se pela combinação entre:

a) a inércia e a alta velocidade de rotação terrestre

b) a força da gravidade e o movimento de translação

c) o eixo rotacional e o campo magnético da Terra

d) a massa da Terra e o alinhamento da órbita lunar

e) a translação e a rotação planetária


10 - Revise o conteúdo movimentos da Terra respondendo a cruzadinha:


Verticais

1: Estação do ano que a noite é mais longa.

2: O movimento que a Terra realiza em torno do Sol

5: Períodos em que o dia e a noite possuem a mesma duração.

 

Horizontais

3: O movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo

4: Estação do ano que o dia é mais longo.

6: O modelo que a Terra é considerada o centro do sistema

7: O modelo que o Sol é considerado o centro do sistema










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