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quarta-feira, 27 de maio de 2020

Genética para ensino fundamental 2


Exercícios de genética para o ensino fundamental 2




Professora: Yohanna Gomes

Exercícios de genética para o ensino fundamental 2
O conteúdo de genética pode ser trabalhado de diferentes formas no ensino fundamental e por isso é importante estabelecer conceitos fundamentais de genética. Os exercícios abaixo envolvem os conteúdos de herança de caracteres genéticos, probabilidade e heredogramas.

1 - Na genealogia representada abaixo, considere que os indivíduos pintados em negro apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante. Qual a probabilidade de o casal consanguíneo (III:1 x III:2) vir a ter um descendente (de qualquer sexo) anormal?


2 - Na genealogia abaixo, os indivíduos assinalados com preto apresentam uma anomalia determinada por um gene dominante.
Analisando essa genealogia, responda:
a) Quais indivíduos são heterozigotos?


b) Quais indivíduos são homozigotos?



3 - Estudando-se uma determinada espécie de mosca, foram isoladas duas linhagens puras. Uma linhagem apresentava corpo cinza e a outra, corpo preto. Do cruzamento entre pretos e cinzas da geração P resultaram descendentes 100% cinzas. Se cruzarmos o cinza de F1 com o preto da geração P, qual será o resultado?




4 - O esquema seguinte mostra a genealogia de uma família. Os símbolos escuros representam os indivíduos míopes.
Qual a probabilidade de o casal I x II ter uma criança míope? 



5 - A anemia falcilforme é caracterizada por hemácias em forma de foice, em função da produção de moléculas anormais de hemoglobina, incapazes de transportar o gás oxigênio Indivíduos com anemia falciforme são homozigotos (SS) e morrem na infância. Os heterozigotos (Ss) apresentam forma atenuada da anemia. Na África, ondea malária é endêmica, os indivíduos heterozigotos para anemia falciforme são resistentes à malária.
a) Um homem heterozigoto para a anemia falciforme casa-se com uma mulher normal para esta doença. Qual a probabilidade de eles terem um descendente do sexo feminino, portador para tal anomalia?



b) Qual a probabilidade de um casal heterozigoto para a anemia falciforme vir a ter uma criança do sexo masculino, normal para esta doença? Considere somente os adultos.



6 - Em camundongos, o fenótipo cauda curta e retorcida é determinado por um gene dominante denominado “Bent”, localizado no cromossomo sexual comum aos dois sexos. Seu alelo recessivo é responsável pelo fenótipo cauda normal. Se uma fêmea de cauda normal for cruzada com um macho de cauda retorcida, qual será a proporção da descendência (machos e fêmeas)?





7 - No heredograma abaixo, ocorrem dois meninos hemofílicos. A hemofilia tem herança recessiva ligada ao cromossomo X.
 
a) Qual é a probabilidade de que uma segunda criança de II-4 e II-5 seja afetada?




b) Qual é a probabilidade de II-2 ser portadora do alelo que causa a hemofilia?




8 - O daltonismo é condicionado por um gene recessivo ligado ao cromossomo X. Na prole de um casal, em que a mulher é daltônica e o homem é normal, espera-se encontrar quais proporções fenotípicas entre meninos e meninas?

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